Geral

Um lugar encantado chamado Baroque Atelier

14 de julho de 2017

Bem ali na Octogonal mora o Baroque Atelier, um lugar diferente, que cria encantos para adornar os cabelos de noivas com muita personalidade, que sonham com o casamento perfeito. Do lado de fora, a loja sequer dá indícios de que, atravessando a porta de vidro jateado, encontraremos delicadezas e detalhes que só uma designer muito low profile e atenta à tendência do consumo consciente poderia elaborar.

O nome dela é Flávia Dutra, formada em relações internacionais e que, embora sempre tenha percebido esse lado criativo, até por ser de uma família de músicos, ainda não tinha se dedicado a desenvolver habilidades ligadas à moda. Na verdade, ela até chegou a fazer um curso de gestão do design na Parsons (uma das escolas do gênero mais importantes do mundo), mas ao voltar para Brasília, viu que não tinha muito mercado para esse tipo de conhecimento. Daí, decidiu seguir a carreira diplomática. E foi estudando para concurso público, que descobriu-se uma designer de muito talento, que atualmente faz um atendimento personalizado e com hora marcada no Baroque Atelier.

“Já tinha insônia desde pequena, mas nesse período, essa dificuldade piorou. Cheguei a ficar 48 horas sem dormir. Então, minha mãe me aconselhou a aproveitar esse tempo ocioso com alguma atividade que me distraísse”, lembra. Criar peças a partir de alicates, metais, miçangas e pedras era a forma de tornar úteis as madrugadas sem sono e cheias de ansiedade.

“Foi aí que comecei a criar colares e a vendê-los pelo Facebook. Colocava 15 peças toda quinta-feira à noite na página e vendia tudo em cinco minutos. As meninas brigavam por eles (risos). Daí fui percebendo que levava jeito para a coisa e resolvi estudar joalheria. Nesse meio tempo, fiquei noiva e uma amiga minha também”, conta a designer.

Ao encontrar grande dificuldade para achar uma tiara que combinasse com seu estilo romântico mais despojado, essa amiga pediu que Flávia criasse algo para ela. Desafio aceito e cumprido, ela acabou criando outro modelo para si própria. “Foi assim que começou a história da Baroque há quase três anos. As noivas começaram a descobrir, até porque elas têm uma rede de informações incrível. De repente eu já estava fazendo um monte de casamentos”, relata.

Criação

A inspiração para criar as peças do Baroque Atelier vem da natureza. Flores, folhas, ramos estão entre as formas mais usadas por Flávia para dar vida aos acessórios. A maioria das pedras é cortada em navette, para se adequar aos desenhos. A matéria-prima vem de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Depois de prontas, as criações viajam até essa última cidade para serem banhadas a ouro amarelo, branco ou rosé. Também são enviadas constantemente para manutenção.

Flávia tem várias peças que podem ser alugadas e até mesmo modificadas para se adequar ao gosto da cliente. Mas também aceita encomendas para elaborar itens sob medida caso nenhuma delas atenda os requisitos da noiva. “Hoje em dia, o aluguel é muito mais comum do que o sob medida, até porque as pessoas que me procuram já conhecem o meu trabalho e querem às vezes aquilo que já viram em alguma foto”, diz Flávia. 

Individualidade

Embora estejamos passando por uma crise econômica, a designer conta que o mercado vem crescendo, especialmente porque as mulheres estão buscando ser mais fiéis a sua personalidade na hora de escolher o que vão vestir no grande dia.

“As noivas que eu atendo chegaram á conclusão de que elas podem ser quem são, sem ter de se adaptar a uma moda, roteiro pré-estabelecido ou ritual tradicional. Elas querem ser únicas”, analisa a designer. A divulgação desse trabalho é realizada via mídias sociais e pelo boca a boca.

O atendimento é realizado mediante agendamento prévio por telefone. Em geral, a noiva leva as suas referências na primeira visita. Algumas chegam até a levar o vestido que irão usar.

Daí, começa a conversa para chegar a um consenso sobre o modelo ideal. Ao alugar a peça, a noiva pode usá-la duas vezes, no dia do casamento e numa eventual sessão de fotos anterior ou posteriormente, também com data marcada previamente.

Madrinhas e convidadas dos casamentos também estão entre as clientes de Flávia, assim como debutantes e formandas. “O que tenho já criado, dá para atendê-las, mas estou me organizando para oferecer um serviço específico a essas clientes”, afirma.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Flávia, visite a conta no Instagram @baroqueatelier, que é muito fofa. A empresa também tem um site, onde é possível saber mais.  Para agendar um horário, mande um e-mail para contato@baroqueatelier.com.br ou para via aplicativo no número (61)99646-9263.

Que tenha vida longa e possa proporcionar momentos únicos e inesquecíveis às suas clientes!

Confira a seguir um vídeo que está no site e que compartilhamos aqui para você já se encantar com esse trabalho artesanal, diferenciado e especial.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Or